Como ter acesso completo às respostas de posts de outras instâncias do Mastodon

Quando o número de posts exibido não corresponde à quantidade efetivamente mostrada, você pode ver a íntegra usando o link para a instância original, e também pode fazer o conteúdo completo ser recebido pela sua instância - veja como fazer!

A Bea trouxe uma questão interessante: qual a razão de às vezes clicarmos em um post e ele ser exibido mostrando uma contagem de comentários, mas sem mostrar esses comentários, ou de clicarmos em um perfil e ele aparecer com uma contagem de posts, mas esses posts não serem mostrados junto?

A pergunta dela já embutia a raiz da resposta: é porque é um usuário de outra instância, ou um post de um usuário de outra instância, e o comportamento normal do Mastodon é só exibir os posts que já tenham sido lidos por alguém na sua instância.

Isso tem solução, naturalmente, e a veremos a seguir, mas também tem uma razão de ser: a rede do Mastodon tem vários milhares de servidores, alguns com apenas um usuário, outros com dezenas de milhares. E o Fediverso também integra servidores outras tecnologias, além do Mastodon.

Esses usuários postam o tempo todo, e é necessário haver maneiras eficientes de fazer cada mensagem específica chegar aonde precisa, sem lotar o armazenamento nem a conexão dos servidores onde não há ninguém as seguindo.

Quando você encontrar um post ou perfil que lhe parecer incompleto, a causa é essa1, e agora veremos como resolver para acessar a íntegra, abrindo na instância do autor original, em 2 passos, como na imagem acima.

Note as duas setas numeradas, e siga-as, assim:

  1. Clique no botão “Mais” (que também pode ser “…” ou “⋮”) do post ou perfil que lhe interessou.
  2. Selecione a opção “Abrir a página original”, no menu que será exibido.

Com isso, a página mostrando o mesmo conteúdo, mas na instância do autor original, será mostrada, com todas as respostas e posts visíveis para ele, desde que não sejam privados e fora do seu acesso.

E se eu quiser ver isso na minha instância?

Boa pergunta! Para interagir com esse conteúdo, ele precisa ser carregado pela sua instância, de modo a permitir que você possa curtir, repostar ou responder a ele.

O procedimento genérico para fazer a sua instância carregar um conteúdo é um pouco mais trabalhoso, mas não é difícil. Começa com o mesmo item (1) acima (clicar no botão “Mais”), mas desta vez você vai clicar na opção “Copiar link”, do menu que aparece.

Em seguida, vá na tela da sua própria instância, encontre a opção de “Buscar” (ou “Procurar”), cole nela a URL que você copiou, e pressione Enter. Aí é só aguardar o conteúdo ser carregado e exibido!

Detalhe importante: temos uma infinidade de clientes e apps para o Mastodon, e eles podem estar configurados de variadas formas. O detalhamento acima é baseado no cliente web default da maioria das instâncias, e pode variar na sua!

Se desejar, converse com o administrador da sua instância, é possível que ele tenha alguma forma de garantir que os posts de quem interessa a você sejam sempre lidos automaticamente no servidor, sem precisar desses procedimentos do usuário.

 
  1.  E possivelmente veremos avanços nas questões de usabilidade associadas, conforme o serviço e os apps evoluem!

Repost é bom e a gente gosta

Aos que estão chegando ao Mastodon na grande migração em andamento, a minha dica é: diferente das outras redes, no Fediverso o ato de curtir o post alheio, embora não seja secreto, fica entre você e a pessoa que postou; ninguém mais fica sabendo e, mais importante, isso não influencia em nada a visibilidade daquele post.

Assim, se você quiser aumentar a visibilidade de um post, para que outras pessoas o vejam, o caminho é o retoot (que corresponde ao retweet, na rede dos tweets).

Também por isso, no Mastodon as pessoas praticam bem mais generosamente seus retoots.

🐘: 109871120837931430

Me rendi aos teclados mecânicos

Bastaram duas semanas com o teclado mecânico (completadas em 16/2) para poder dizer: o hype era merecido. Escrever ficou muito mais prazeroso.

Ainda, ter optado pelas chaves barulhentas (Cherry Blue) me ajuda a digitar melhor, porque detecto auditivamente alguns erros de digitação (e não tem ng por perto do escritório pra se incomodar)


Foto do meu teclado K576W-R após a customização inicial.

🐘: 109876402851212427

Para acolher o autista, comece por não abandonar seu bom senso

Aderindo ao lembrete da Mile, acrescento um depoimento pessoal recente: em uma reunião em que o tópico era justamente o acolhimento às pessoas com autismo, uma das pessoas presentes veio me perguntar sobre como era o TEA e, pegando meus braços com as duas mãos, me cutucou e me segurou, antes de perguntar: tu tem dificuldade que encostem em ti?

Felizmente não tenho. E geralmente sou bom em acolher falta de noção, tb.

Post da Mile: "Lembrete gentil p/ pessoas sem deficiência: JAMAIS TOQUE EM UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DESCONHECIDA SEM PERGUNTAR. Se vc não faria com alguém sem deficiência, então não faça com uma PcD.

Hoje seguraram meu braço sem perguntar. Eu tenho problemas sérios de equilíbrio e de propriocepção. A pessoa, tentando me ajudar, poderia ter me machucado.
Viu uma PcD fazendo algo que vc acha que ela não consegue só? Provavelmente ela consegue, mas vc pode perguntar “precisa de ajuda?” em vez de tocar nela." 18/2/2023 22:56

🐘: 109893035224516377

Ela tem esse hábito, é só saber lidar!

Sobre um fundo colorido, a frase: Quando a vida te deixar sem palavras, assobie!

🐘: 109899427319854614

Há quem diga? Mas quem?

Os atalhos preguiçosos pra transmitir uma ideia sem se comprometer com ela, tipo 「 Há quem diga que… 」 ou 「 Às vezes me pergunto se… 」 dizem muito mais sobre quem as usa do que sobre as ideias em si.

Raramente merecem resposta, a não ser como outra pergunta:

💬 Quem diz? Tem base? É posição predominante? Você concorda?

💬 Se pergunta, mas não se responde? Não se pergunta do oposto também?

🐘: 109899609541209002

O sorriso do lagarto

🤯 Recebo por engano as atas de um ex-condomínio, e assim soube que no ano passado a assembleia - contra a vontade do síndico - votou por demitir todo mundo, e contratar zeladoria terceirizada e portaria remota.

A nova assembleia agora reclama de:

✘ zelador se nega a varrer a entrada, faxineira não atende portão
✘ portaria remota demora a mandar alguém qdo alarme dispara
✘ portão eletrônico trava a cada chuva, portaria e zelador dizem não ser com eles

Imagina o riso do síndico na reunião 🤭

Eu já vi terceirização desses serviços funcionar bem e até agradar (o contratante), mas tem jeitos melhores e jeitos piores de fazer, do ponto de vista de quem quer o serviço.

Do ponto de vista de quem carrega o piano no condomínio, entretanto, é difícil pensar em algum exemplo em que a relação não tenha piorado ou até precarizado.

🐘: 109910346653850523

httpie para interagir com as APIs da web

Eu tenho interagido bastante com APIs nas últimas semanas, migrando scripts da rede em final de carreira pra rede em ascensão, e me viro bem com scripts/curl, mas esse httpie parece ser bem o que eu precisava, pra falar interativamente com as APIs.


Print demonstrando uma interação com API por meio do httpie.

🐘: 109915323794395698

I 💙 Obsidian

Resenhar minha experiência com o Obsidian é simples: ele me entrega tudo que o Evernote um dia me prometeu e eu quis, e faz isso em formato aberto, com armazenamento totalmente sob meu controle, no disco ou compartilhamento que eu quiser.


print do Obsidian no desktop e celular

Ele é open, uso tudo que quero dele, sem me cobrarem nada. O sincronismo entre os vários dispositivos hoje está por conta do iCloud, mas já usei no Dropbox, e poderia configurar até mesmo via Github.

O app ele tem bastante complexidade disponivel, e até faço uso, mas se possível deixo escondida (e um novo usuário nem mesmo a vê).

🐘: 109938252802151511

Inspiração

Poucas coisas são mais perecíveis que a inspiração.

Fique atento à chegada dela, pra poder aproveitá-la ao máximo!

🐘: 109948590433600276