Deixa o introvertido falar!

Você acha que introvertidos não gostam de conversa? Pois saiba que não é bem assim (embora eles geralmente compartilham o traço de não falar sem ter algo a comunicar, o que às vezes os deixa desconfortáveis em conversas sociais – o famoso trocar idéia).

Mas se na tua turma tem introvertidos, fique atento: introversão não é dificuldade de se comunicar, e às vezes eles estão só procurando uma oportunidade de falar por horas a fio de algum assunto que os fascine mas nunca conseguem encaixar.

----
(Veja também minha tradução do Guia Para Entender Os Introvertidos).

“Isso é ser punk”

Em 1981, o fotógrafo Herbie Yamaguchi encontrou no metrô o vocalista do The Clash, Joe Strummer e, após hesitar – pois ele parecia reservado –, se aproximou e perguntou se podia tirar uma foto dele.

Joe Strummer, no metrô, de calça social e casaco, posa para a câmera

Strummer disse que sim, e posou para vários cliques. Logo depois, já saindo do vagão, Strummer virou para Herbie e disse: “Você deveria tirar fotos do que quiser. Isso é ser punk”.

Como iniciar amizades depois de adulto

Eu, que tenho autismo, pratico essa dica dando atenção especial a demonstrar o interesse que genuinamente tenho pelo que as pessoas fazem.

A frase é de Dale Carnegie: “Você pode fazer mais amigos em dois meses se interessando por outras pessoas do que em dois anos tentando fazer com que outras pessoas se interessem por você”.

Cena de desenho animado imaginário

O ratinho estava fugindo do gato e se escondeu num buraco na parede.

Ouve um latido próximo, e pensou: 'Me dei bem, com um cachorro aqui o bichano certamente vai vazar'. Saiu do buraco e... rapidamente foi imobilizado pelo gato.

No caminho para a boca, ainda perguntou: 'Mas cadê aquele cachorro que eu ouvi?', ao que o gato respondeu 'Ora, Sr. Rato, hoje em dia é imprescindível dominar pelo menos 2 idiomas.'

Ao fundo, toca o o tema do CCAA.

Ano novo: reset nas reuniões da sua equipe

A escala de reuniões repetitivas de muitas equipes ainda reflete medidas tomadas em 2020 quando as regras do jogo mudaram em razão do distanciamento social da pandemia.

Um novo ano está começando: oportunidade para sair da inércia e dar um reset! Olhe a agenda de reuniões periódicas e avalie quais podem ser substituídas por comunicação assíncrona, ou ter a frequência reduzida, ou mesmo suspensa até que se verifique que ainda produz valor.

O inesperado Pac-Man unidimensional

Com gráficos e efeitos sonoros vindos diretamente dos anos 80, o Paku-Paku é muito mais divertido de jogar do que a descrição indica: um pac-man unidimensional, no navegador.

Use a tecla ⬆️ para inverter a direção do come-come, fugindo do fantasma até conseguir a pastilha especial que transforma o dia do caçador em dia da caça.

Antes do Windows havia o MS-DOS, que nasceu do 86-DOS

E a MS o comprou da Seattle Computer Products, quando ainda nem existia o IBM PC.

Esse sistema se perdeu com o tempo, mas a sua versão 1.0 foi recuperada em 2008, e na virada do ano um retroentusiasta encontrou a versão 0.1-C, a mais antiga conhecida.

Estava em um lote de 427 disquetes de 8 polegadas que ele ganhou e, naturalmente, aproveitou o final de ano para investigar. Já está no Internet Archive.

Mas é tratar como pessoa ou tratar como autoridade?

Tem um post clássico da Autistic Abby no Tumblr que eu uso como referência:

Às vezes as pessoas usam “respeito” para significar “tratar alguém como uma pessoa” e às vezes para significar “tratar alguém como uma autoridade”.

Mas às vezes quem quer ser tratado como autoridade diz “se você não me respeitar, não respeitarei você” e quer dizer “se você não me tratar como uma autoridade, não tratarei você como um pessoa", e eles acham que estão sendo justos, mas não estão, e não está tudo bem.

É importante se acostumar a identificar quando alguém usa essa distinção e se recusa a tratá-lo como uma pessoa até que você o trate como uma autoridade.

Pra lembrar e não esquecer

Em 2015 ainda existia Facebook, e eu escrevi nele, há exatos 9 anos na data de hoje:

Limitados como são, os robôs e os aparelhos controlados remotamente já são usados hoje pra violar as leis.

São drones usados para fazer entregas violando normas de uso do espaço aéreo, drones tentando levar material restrito para dentro de presídios, aparelhos especializados em invadir redes de dados e de telefonia móvel, etc.

Daqui a poucos anos, quando isso for um problema em grandes proporções, lembrem-se que no início de 2015 um seu amigo já havia mencionado.

Muito mais do que o ícone de salvar

💾 O singelo disquete foi fundamental para o armazenamento de dados por algumas décadas, em encarnações como as de 8, 5¼ e 3½ polegadas. Eu lembro de como me achei profissional no primeiro dia em que comprei UM disquete (Verbatim, dupla face, 360KB) para meu próprio uso.

E hoje, quem ainda precisa deles, precisa MUITO, como mostra essa entrevista do ano passado com o dono da última empresa especializada em vendê-los.