A partir de amanhã vou começar uma série de posts sobre o Obsidian, um poderoso software de anotações que organiza ideias por meio da criação de notas e sua interconexão por links, tags e mais.
Já tenho 30 posts pré-escritos, eles serão curtos e sairão aqui no blog e em uma thread específica no meu perfil no Mastodon.
Este FAQ antecipa respostas minhas a um conjunto de questões sobre a série, e também a perguntas que surgiram em menções anteriores que fiz a essa ferramenta.
1. Quando a série de posts vai começar?
R. Já começou! Esta FAQ a inaugura. Mas a partir de amanhã teremos posts frequentes, e mais curtos, publicados aqui no blog (na tag Obsidian) e em uma thread específica no meu perfil no Mastodon, introduzindo o Obsidian e falando sobre sua interface, a sua organização de conteúdo e dando dicas de formatação das Notas no Obsidian, entre outros temas.
2. Quanto tempo a série de posts vai durar?
R. Provavelmente algumas semanas. Neste momento eu já tenho 30 posts pré-escritos, mas alguns deles podem vir a ser publicados conjuntamente, e talvez alguns sejam acrescentados ao longo do período.
3. Os posts no Mastodon vão ter o conteúdo completo?
R. Em alguns casos sim, pois eu procurei escrevê-los com menos de 500 caracteres. Mas quando o conteúdo incluir links, ilustrações ou outros recursos, esse adicional vai estar apenas aqui no blog. Todo post no Mastodon incluirá um link para a sua versão aqui no blog, então sempre vai ser fácil encontrar.
4. Você vai usar alguma tag?
R. Sim, aqui no blog usarei a tag Obsidian, e no Mastodon será a hashtag #Obsidian. Além disso, no Mastodon os posts estarão em uma thread específica.
5. Por que você está documentando o Obsidian?
R. É minha forma de retribuir pelo uso gratuito de uma ferramenta que eu gosto, e percebo que a cada vez que falo no assunto, outras pessoas manifestam interesse.
6. O Obsidian é só para programadores?
R. Não, mas quem chega a ele com alguns conhecimentos típicos de programadores leva vantagem inicial na curva de aprendizado, em especial quanto ao modelo de estruturação do conteúdo e à formatação, que usa Markdown (que, embora muito mais amplo, é similar ao modelo de formatação usado no Whatsapp, com asteriscos e outros símbolos indicando o que deve ser formatado).
7. O Obsidian é grátis?
R. Sim, se for para uso pessoal. É só fazer o download, instalar e usar – não é necessário criar conta nem nada similar. Para uso comercial, é necessário pagar por uma licença específica.
8. Sincronizar o Obsidian entre o desktop e o celular é grátis?
R. Sim, se você usar uma das várias alternativas gratuitas recomendadas na documentação oficial (como Dropbox, iCloud, Google Drive, entre outras - cada uma com suas próprias características). Falaremos mais sobre isso na série. Mas também existe uma alternativa paga, que é o Obsidian Sync.
9. Quais plataformas o Obsidian suporta?
R. O Obsidian tem versões para Mac, Windows, Linux, iOS e Android disponíveis para download gratuito em seu site.
10. O Obsidian é open source?
R. Não.
11. Existem alternativas open source para organizar anotações?
R. Sim e sou a favor de você procurar conhecê-las e avaliar se são uma boa opção para as suas necessidades e preferências.
12. Existem outras alternativas não-open source para organizar anotações?
R. Sim e sou a favor de você procurar conhecê-las e avaliar se são uma boa opção para as suas necessidades e preferências.
13. O Obsidian armazena os arquivos na nuvem?
R. Não, ele é offline, e os arquivos residem no computador do usuário. A não ser, é claro, se o próprio usuário quiser sincronização e assim optar por deixar seus arquivos em uma nuvem, que pode ser o Obsidian Sync ou outra, como Dropbox, iCloud e Google Drive.
14. O Obsidian vai continuar grátis para sempre?
R. Não sei, e também não sei se vai continuar sendo desenvolvido para sempre. O fato de os arquivos estarem gravados em um formato aberto, numa pasta no meu próprio computador, me tranquiliza para o caso de no futuro eu precisar ou preferir mudar para alguma outra ferramenta.
15. O Obsidian já não tem manual?
R. Tem sim, e eu não estou tentando substitui-lo, só apresentar o básico de como eu uso essa ferramenta, para estimular quem quiser conhecê-la. Aliás, eu o considero de excelente qualidade: o manual do Obsidian é completo e organizado. Já a tradução oficial para nosso idioma neste momento não está atualizada, nem completa, e tem alguns erros – você pode contribuir com ela, se desejar.
16. Por que você não mencionou o recurso XYZ do Obsidian?
R. Talvez eu ainda vá mencionar! É possível que o post sobre ele até já esteja escrito, afinal quando eu comecei a publicar a série, já havia acumulado 30 posts pré-escritos. Mas também é possível que eu não vá mesmo mencioná-lo, por ser avançado, por estar fora do escopo (por exemplo: se depender de instalar um plugin), por eu não usá-lo, ou pela dificuldade de incluir menção a ele em um texto que escolhi limitar a 500 caracteres, para caber em um post no Mastodon. Mas se você conhece e usa esse recurso, e deseja ver um post sobre ele, fará muito bem se postá-lo no seu blog!
17. Você chegou a testar a ferramenta Tal?
R. Provavelmente não, o que não quer dizer que ela não me atenderia, ou não lhe atenderia, ou que você não poderia publicar no seu blog um comparativo entre ela e o Obsidian.
18. Por que você não usa a ferramenta Tal?
R. Porque eu já uso o Obsidian, e até o momento ele vem me atendendo bem.
19. Por que o Obsidian não tem o recurso X, que a ferramenta Tal tem?
R. Não sei. Mas se você valoriza o recurso X especificamente, provavelmente preferirá as ferramentas que o oferecem.
20. Por que eu deveria usar o Obsidian, e não outra ferramenta?
R. Provavelmente você deveria usar a ferramenta de sua preferência, ou que atenda aos seus requisitos. No meu caso, para anotações e referências, a escolha é pelo Obsidian, mas há outras alternativas boas – para você, a escolha pode ser outra! Mas na série descreverei como vejo e uso o Obsidian, para o caso de ele vir a lhe interessar.
21. Por que você não exporta esse conteúdo ou o publica em outro local, em um vídeo, em uma apostila, em outra rede social?
R. Eu gosto de publicar aqui no meu blog, e o Mastodon é a rede em que atualmente eu concentro a minha presença.
22. Como você exporta esses posts do Obsidian para o seu blog e para o Mastodon?
R. Embora o Obsidian tenha recursos de exportação para a web, o que eu faço é copiar do Obsidian a nota (em Markdown) contendo o texto do post, e colar no BBEdit, que é o editor que eu uso para postar no meu blog. No BBEdit eu uso um recurso chamado Text Factory para converter o Markdown do Obsidian para o formato adequado ao meu blog e ao Mastodon.
23. Por que as telas, menus e opções são diferentes no meu Obsidian?
R. Excelente pergunta! Para escrever esta série eu usei a versão 1.5.3 do Obsidian para desktop. Se você for usar no celular, ou estiver usando uma versão diferente, terá que considerar as variações existentes, mas espero que as linhas gerais se apliquem e sejam úteis ao seu caso!
24. Estou com pressa, como faço para ver a série inteira de uma vez só?
R. Não se preocupe, quando concluída você poderá vê-la por inteiro, tanto na tag Obsidian aqui do blog, quanto na thread do Mastodon. E você pode usar esses mesmos links para olhar agora mesmo o conjunto de posts já publicados.
25. Eu prefiro a ferramenta XYZ.
R. Isso não é uma pergunta. Mas por mim, tudo bem!
26. Eu faço com o Bloco de Notas tudo que o Obsidian faz.
R. Isso não é uma pergunta. Mas parabéns, aposto que é divertido!