Automatizando journaling e anotações diárias no Obsidian

Se o seu conteúdo é organizado com uma Nota por dia – por exemplo, para tarefas, diário/journaling ou registro de um projeto –, pode fazer uso do recurso Daily Notes, que automatiza a organização dessas notas.

Na seção específica das configurações você também pode escolher uma pasta e um modelo de documento para elas, e até optar por abri-las automaticamente ao entrar no aplicativo.

Dica: Crie novas notas diretamente de um MOC

Se você estruturar suas notas usando um MOC (como vimos na dica de ontem), pode incluir nele também os títulos das notas que ainda não escreveu, mas pretende.

Aí, quando chega a hora de criá-la, basta transformar esse título em um link (cercando-o com [[ e ]]), clicar nesse link para uma nota ainda inexistente, e ela será criada, já com o nome certo e aberta para edição.

Organizando o Obsidian com MOCs

Uma das formas mais poderosas de organizar suas Notas é a criação de MOCs, ou Mapas de Conteúdo.

Um MOC é uma Nota comum, onde você mantém um índice na forma de uma lista de links para outras Notas (ou outros MOCs!), e que você atualiza flexivelmente (é só ir editando!) e da forma que faça sentido no seu contexto, conforme se expande o seu conteúdo.

Mais sobre MOCs no Obsidian

Na criação de um projeto, o MOC pode ajudar na organização das Notas de maneiras que vão além do que a barra lateral oferece: é possível ordenar e agrupar à vontade, comentar, referenciar Notas ainda não criadas, etc.

interface do Obsidian mostrando uma nota organizada em forma de MOC

A figura mostra o MOC que eu usei para criar esta série. Observe as anotações, e veja que o título desta nota que você está lendo (e que acabou sendo postada no blog como um subtítulo da sua antecessora) ainda não tinha link, porque ela ainda não existia!

Batman X Donkey Kong, o confronto definitivo

De um lado, o mais popular gorila arremessador de barris, motivadíssimo para manter sua prisioneira Pauline no alto da torre. De outro, nada menos que o Batman, com seus recursos tecnológicos, acuidade de detetive e obsessão pelo enfrentamento ao crime.

Capa da edição 193 da revista The Brave and The Bold, exibindo uma cena de história em quadrinhos em que o Donkey Kong se prepara para arremessar um barril em direção ao Batman, enquanto a prisioneira Pauline observa indefesa

A revista The Brave and The Bold era dedicada a parcerias e confrontos memoráveis, e não seria diferente com sua edição 193, de novembro de 1982, quando Donkey Kong era mania nos fliperamas. Isso se fosse verdade, mas a capa em questão é fanfic, uma criação de Dean Kotz em 2010.

Organizando o Obsidian com tags

Você pode organizar suas Notas como organizaria qualquer conjunto de arquivos: por projeto, por período, etc.

Mas o Obsidian te ajuda a organizar, por meio do suporte automático a hashtags – incluindo suporte a sub-tags, como #esportes/vôlei.

Interface do Obsidian mostrando, na barra lateral, a busca por tags

Não precisa nenhum código adicional: basta digitar a tag (começando com #) no corpo de texto, e ele identificará, indexará e incluirá em buscas.

Links entre notas no Obsidian

A grande riqueza do Obsidian é permitir links entre contextos diferentes. Embora isso possa ser feito de maneira complexa (o manual explica!), a forma mais básica é super simples: enquanto escreve em uma nota, coloque entre dois pares de colchetes (ou seja, entre [[ e ]]) o nome de uma outra nota, e você terá criado um link para ela.

print do Obsidian exibindo o menu de notas para links que aparece quando pressionamos duas vezes o abre colchetes

E quando você digita [[, o editor já apresenta um menu das Notas existentes, para facilitar o link.

Saiba mais no manual:
- Vincular notas
- Links internos
- Incorporando imagens, notas e arquivos
- Apelidos ou aliases

Gerando PDF de documentos com a câmera do iPhone

Anotando aqui pra parar de esquecer: o app Notas do iPhone sabe gerar PDF a partir de fotos de documentos.

Duas imagens do app Notas: uma mostrando o menu da opção Escanear Documentos, e outra com a interface da captura de documentos com a câmera

Em qualquer nota, basta pressionar o botão da câmera e selecionar Escanear Documentos. Se no canto superior da tela aparecer a palavra "Manual" (como na imagem acima), pressione-a para mudar para o modo automático.

A partir daí, é só enquadrar as páginas e elas serão detectadas, capturadas e juntadas ao PDF, até você pressionar Salvar. Coloque as folhas numa superfície com contraste!

Ajude a preservar a história da computação

Se você tem livros antigos de TI, tem duas coisas que você poderia fazer com eles:

1) (especialmente se eles estiverem em português) ver se eles já estão no datassette.org e, se não estiverem, falar com eles sobre como melhor digitalizar.

2) caso não possa mais guardá-los, entregar para uma biblioteca ou alguém interessado em preservá-los, como o @gnemmi@mastodon.sdf.org (veja esta thread).

Lado a lado na minha mesa, 3 livros e um cartão de referência da linguagem Awk, e um livro sobre a história do Unix, todos do século passado

Os livros da foto são parte da minha coleção, que infelizmente eu iniciei tarde demais.

Anatomia de uma Nota no Obsidian

print de janela do Obsidian indicando com setas coloridas o nome e o título da nota em edição

A Nota é o equivalente a um arquivo de texto, ou a uma página na Wikipédia. Seus elementos fundamentais são o Nome – exibido no alto da janela de edição – e o Corpo de Texto, que corresponde às linhas livremente editáveis.

Nomes (setas laranjas na imagem) são importantes no Obsidian, porque é a partir deles que fazemos links para as Notas. Eles não são o mesmo que títulos (seta rosa) - que você também pode definir à vontade.

Os modos de edição no Obsidian

Se você usa os recursos de formatação, considere qual dos dois modos de edição prefere: o Live Preview, que exibe tudo formatado (exceto o trecho próximo ao cursor) enquanto edita, e o Source Mode, que exibe sem formatar.

Eu prefiro o Live Preview, mas quando preciso, alterno entre os modos usando as reticências no canto superior da janela de edição.