FAQ: Como criei minha instância no Mastodon

Criei minha instância própria do Mastodon em fevereiro de 2023, e optei por um caminho pouco trabalhoso, que compartilho com os interessados.

Desde que migrei minha conta pra uma instância pessoal do Mastodon (social.br-linux.org), recebi várias perguntas a respeito, e agora reposto aqui no blog as FAQs que já disponibilizei no perfil:

1. Como você fez pra instalar o servidor em menos de uma hora?
- Eu usei um servidor gerenciado, e optei pelo plano mais básico de servidor gerenciado do provedor especializado masto.host.

2. Eles gerenciam o servidor para você?
- Não é bem isso. Eles cuidam da instalação, upgrade e infraestrutura, mas me entregam a instância pronta e zerada, sendo que a configuração, gerenciamento e tudo o mais que acontece pela interface web do servidor Mastodon cabe a mim.

Ou seja, sou eu que gerencio 100% (os 3 perfis: owner, admin e moderator), pela interface web do Mastodon, mas não toco na shell: instalação e upgrades é 100% com eles.

Ah, o registro do domínio ficou por minha conta também (mas eu poderia ter optado por usar um domínio cedido por eles).

3. É muito difícil configurar e ativar a instância?
Não achei, e o guia do próprio Mastodon me respondeu tudo o que eu precisei saber.

4. Por que você migrou seu perfil para um servidor próprio?
Eu migrei pra um servidor próprio principalmente por ter curiosidade em ver como funciona nos bastidores (e não tenho a mesma curiosidade por saber como prover e manter a infraestrutura necessária necessária).

5. Você estava insatisfeito com as outras instâncias?
Pelo contrário: estamos muito bem servidos de instâncias no Brasil e no exterior, e eu estava bem contente com o serviço da instância que eu havia escolhido inicialmente.

6. Como você fez pra migrar seu perfil Mastodon da instância antiga pra nova instância?
Pela própria interface web do Mastodon, da mesma forma que qualquer usuário pode migrar seu perfil entre instâncias (não precisa de nenhum acesso especial pra isso). O procedimento é bem documentado, mas são basicamente 3 passos: (a) no servidor novo, sinaliza que uma conta antiga vai migrar pra ele; (b) no servidor velho, comanda a migração para a nova instância; (c) aguarda alguns minutos enquanto a transferência é efetuada, aos poucos.

Dois detalhes importantes sobre a migração:

  • A migração só transfere para o perfil novo a lista de usuários que te seguem. Pra levar a lista dos usuários que você segue, comande uma exportação (no servidor antigo) e uma importação (no servidor novo). Os posts não são transferidos, mas permanecem visíveis na instância antiga.
  • Para facilitar a vida de todos, antes de começar a migrar, publique um último post na sua instância antiga, dizendo que está migrando, qual o seu novo endereço, e esclarecendo que quem te segue será transferido automaticamente.