O piloto de caça que capturou o avião nazista que o abateu durante a Segunda Guerra
O piloto soviético T. Kuznetsov foi abatido por um caça nazista, em 1942, durante a Segunda Guerra.
Ele estava retornando à base após uma missão de reconhecimento sobre regiões da Rússia então ocupadas pelos nazistas, e foi emboscado por caças alemães. Ao ser alvejado, embora parecesse cair sem controle em uma clareira, ele fez um pouso forçado com seu Ilyushin Il-2, como o da foto.
Um dos pilotos alemães que o derrubaram pousou perto dos destroços da aeronave – cujo modelo é conhecido como "Tanque Voador" ou "Infantaria Aérea" –, para procurar por souvenirs e certificar-se de que o piloto soviético não sobrevivera à queda.
Mas ele se enganou: Kuznetsov não estava preso ao cockpit da aeronave abatida. Assim que o alemão se aproximou dos destroços, o soviético – que havia se escondido na mata próxima para aguardar a ação do inimigo – correu em direção ao seu caça Messerschmidt Me-109 e decolou, voltando para casa e deixando o alemão a pé.
Várias lições pra vida estão embutidas nessa historinha.
Ao final, o piloto soviético – que ainda teve que lidar com a dificuldade de não ter seu avião alemão abatido pelas tropas aliadas em seu caminho – recebeu a mais elevada condecoração das forças armadas de seu país.