Troquei de computador após 4 anos usando o mesmo, e aproveitei para uma faxina geral e recabeamento do escritório.
Foi no capricho, , e agora – quando estou em frente ao monitor – só vejo os cabos dos teclados, os outros estão todos escondidos.
E era bastante cabo: tem o HDMI e força dos 2 monitores, força do computador, e uma floresta de USB, porque eu evito conexões sem fio – exceto no espelhinho ali do canto, que reflete a tela da TV que fica nas minhas costas e estava mostrando um clip da Rihanna na hora da foto:
Foto da minha mesa de trabalho com 2 monitores, sendo um em orientação paisagem (mostrando uma janela do Whatsapp) e outro em orientação retrato (mostrando várias janelas do Mastodon). À frente deles estão 3 teclados e um trackpad, e ao lado está um espelho no qual aparece refletida uma cena de um clip da Rihanna.
Haja velcro!
A maior parte dos cabos foi puxada para baixo do tampo da mesa, onde estão relativamente organizados (e bem identificados), dentro dos limites dados pela quantidade de cabos e pelo espaço limitado.
Quem faz o esforço maior nessa solução é um hub USB 3.0 alimentado, que tem 7 portas de dados e mais 2 portas apenas pra alimentação/carregamento:
Foto da parte de baixo do tampo da minha mesa de trabalho, mostrando um Hub USB ao qual estão conectados 7 cabos, sendo 5 em uma lateral e 2 em outra. Os cabos estão identificados com etiquetas amarelas e descritivos como "Teclado", "Trackpad", "Impressora", etc.
O conveniente aparelhinho é um Hub USB 3.0 UH720, da TP-Link.
Já o visual com poucos fios na parte de cima do tampo se deve muito mais a um bom uso da parte traseira dos monitores (e das hastes verticais deles, por onde descem os cabos) do que por ter dado um jeito de ter menos cabos.
Não consigo mostrar isso em foto, mas a traseira do monitor da direita passou a hospedar a régua de tomadas que alimenta o conjunto, e os cabos de vídeo e de alimentação estão enrolados e pendurados em suportes fixados atrás de ambos os monitores.
Curti o resultado!