Resolução de ano novo

O natal me trouxe um monitor maior, e pro ano novo eu troquei a configuração (e as teclinhas) do teclado, e mudei o Plex pelo Emby como solução pra clips, shows, séries e filmes.

Estamos no último domingo antes da virada de 2025 para 2026, e a minha estação de trabalho hoje está assim:


Foto do meu ambiente de trabalho, com 2 monitores lado a lado, uma telinha menor acima de um deles tocando um clip de rock dos anos 80, e um teclado de 84 teclas com teclinhas em uma combinação de cores chamada Rome. Ao lado, uma garrafa de água e um elefante de pelúcia.
Meu ambiente de trabalho no final de dezembro de 2025

Já faz 20 anos que eu uso 2 monitores lado a lado, e a novidade principal veio como meu presente de natal pra mim mesmo: o monitor maiorzão, à esquerda, um LG 32UR500 com resolução de 3840x2160, porque trabalho com cada vez mais janelas abertas, ao contrário do que desejaria.

A terceira tela, bem menor e acima, não fica conectada ao mesmo computador que as outras duas. Ela é independente, e serve apenas para ficar tocando clips e shows musicais enquanto eu trabalho.

Essa telinha menor também tem novidade, porque após passar vários anos usando o Plex (nela e no servidor de mídia da casa), aproveitei a virada do ano pra fazer a troca do Plex pelo Emby, e estou satisfeitíssimo – coisa que já há algum tempo eu não podia dizer sobre o Plex, que vinha ficando cada vez mais antipático.


Print de uma coleção de mídia chamada Séries Platinum, contendo 26 itens, com nomes como Wednesday, Taken, Pernalonga, Mad About You e Derry Girls
Print de uma tela do Emby mostrando uma coleção de séries

Eu testei Emby, Jellyfin e Kodi, e o Emby foi o que chegou mais perto do ponto de equilíbrio que eu curto entre flexibilidade e facilidade, e de ter suporte nativo nas plataformas em que eu quero usar pra assistir.

Migrar minha biblioteca de shows, clips, séries e filmes do Plex para o Emby foi bem fácil, e aproveitei pra reorganizar algumas coisas na coleção. Uma coisa que eu consegui fazer com facilidade no Emby e não conseguia no Plex1, foi colocar um script na crontab pra, todos os dias às 4 da manhã, gerar uma playlist com 200 clips da minha coleção (a coleção tem 900+ clips), selecionados aleatoriamente entre os 500 que estão há mais tempo sem serem assistidos, para ter diariamente uma programação variada.


Um jogo de teclas chamado Rome, com teclas em cor preta, e algumas em cor creme e cor vinho, gerando um contraste meio vintage. As teclas estão soltas e espalhadas, em ordem, sobre uma mesa.
Minhas teclinhas novas para 2026

Aproveitei a onda de mudanças e troquei o conjunto de teclas do meu teclado do dia a dia: agora instalei um conjunto chamado Rome, que é vintage na aparência, e muito confortável pra digitar.

Já está tudo definido: por aqui a resolução do ano novo será 3840x2160!

 
  1.  O Plex oferecia um recurso parecido nas suas smart playlists, mas não era exatamente o que eu queria.