Pode adiar e deixar sem data sim, mas é melhor revisar depois

Quem deixa coisas pra depois ou planeja algumas coisas sem definir sem data ganha muito se definir um momento pra fazer a revisão dessas intenções e escolher quais estão prontas pra virarem planos.

Hoje é dia de uma tarefa muito importante pra manter em ordem toda a organização da minha vida, e que só acontece 3 vezes por ano (sempre no último sábado de algum mês):

⏯️ rever as listas de atividades que algum dia foram registradas mas intencionalmente ficaram como sem data ou sem priorização.

No Todoist ela consta como a “revisão quadrimestral de backlogs, atividades distantes e projetos de férias”:


Print de diálogo do Todoist mostrando a tarefa descrita no post, com 5 subtarefas, relacionadas a rever: atividades com data muito no futuro, atividades em repescagem, backlog da firma, projetos de férias e a tag
Print de diálogo do Todoist mostrando a tarefa, com 5 subtarefas, relacionadas a rever: atividades com data muito no futuro, atividades em repescagem, backlog da firma, projetos de férias e a tag "Encaixar".

As subtarefas dela variam ao longo dos anos, porque às vezes eu mudo a estruturação das minhas listas de coisas que ficam pra depois ou pra datas indefinidas. Atualmente, a estrutura que eu reviso nessa atividade quadrimestral é:

  1. Backlog das atividades profissionais eletivas, que geralmente é onde eu cadastro algo que parece uma boa ideia mas precisa esperar uma oportunidade que ainda não chegou.
  2. Lista de atividades para encaixe, que são atividades de baixa complexidade e baixo valor, da vida pessoal, que também estão esperando uma oportunidade certa - além de olhar nas revisões, eu geralmente olho nessa lista quando tenho um tempo livre indesejado, associado a alguma coisa fora do meu controle, tipo espera longa pra conexão em um voo.
  3. Lista de atividades em repescagem, que são atividades que eu tinha como pendência, mas se tornaram desnecessárias e, ao invés de cancelar (como faço com a maioria), eu resolvi preservar para uma nova análise futura, para eventualmente reformular, repriorizar, ou apagar de vez. Quase todas são apagadas na revisão, mas algumas evoluem.
  4. Projetos de férias: aqui estão as pequenas reformas, filmes que quero ver, comidas que quero provar, lugares aos quais quero ir, e tantas outras ideias que vão se acumulando ao longo dos anos, esperando a oportunidade certa, que é um momento de lazer e agenda livre.
  5. Atividades muito no futuro: é um filtro do Todoist que me mostra atividades que estão cadastradas para mais do que 6 meses à frente. Algumas tem que ficar assim mesmo (por exemplo, a minha próxima renovação da CNH é daqui a 9 anos), mas outras estão assim por erro na hora de cadastrar, e é assim que eu as encontro e ajusto.

É uma atividade longa, mas prazerosa (e eu deixo os projetos de férias pro fim). Antigamente eu fazia tomando uma ou várias cervejas, hoje em dia é com coca-cola mesmo.