Cheirinho de carro novo
Este blog está de equipamento novo: agora ele roda em um servidor virtual da Dreamhost, a mesma empresa que o hospeda desde o princípio, em dezembro de 2005.
A novidade é justamente o fato de agora estar em um servidor virtual (VPS) só meu – nas duas décadas anteriores ele rodou em um servidor compartilhado, a forma mais barata de hospedagem comercial de servidores web, em que as páginas de diversos sites (de proprietários diferentes) compartilham os mesmos recursos1.
Só que na semana passada o provedor me avisou que eles cansaram de fingir não perceber que eu excedia em muito os termos do nosso contrato, e me mandaram tomar jeito.
Aí, pra resumir, gastei 2 dias fazendo um bom backup de tudo que eu tinha rodando no servidor compartilhado (vários arquivos com data de 2005 e 2006, incluindo o diretório deste blog), e movendo tudo pro VPS, com ganho de desempenho e de estabilidade.
Eu não precisava desse desempenho e dessa estabilidade adicionais, afinal não tenho nenhum projeto crítico rodando nesse provedor (exceto, talvez, o Termais), mas eles estão certos: por conta de nosso contrato já ter décadas, e de alguns dos meus sites serem volumosos e populares, eu excedi por anos a fio os limites previstos no contrato.
Aí mudei, deu tudo certo e estamos de casa nova.
- Não que no VPS deixe de haver compartilhamento de recursos, mas é de outra forma, e não é a mesma lista de recursos. ↩