Conhecendo a tecla Meh

Esse combo pode ser configurado em teclados comuns e é tão útil que ganhou até nome oficial nas documentações de teclados configuráveis.

Uma curiosidade dos teclados mecânicos configuráveis é a existência (oficial!!) de um combo denominado Tecla Meh (sim, é meh mesmo, da gíria em inglês que indica indiferença).

Esse combo frequentemente é configurado em teclas de atalho (também em teclados comuns, aí via utilitários), e é formado pela simulação do pressionamento simultâneo das teclas Shift, Control e Alt (todas do lado esquerdo do teclado).


Fragmento da foto de um teclado, com retângulos indicando as teclas Control, Shif e Alt do lado direito.
Posição das teclas integrantes do Meh em um teclado comum, feito para Windows.

Essa combinação raramente é usada em aplicativos, porque é inconveniente digitar esse combo em teclados comuns feitos pra Windows, e assim é relativamente seguro considerar que ele estará disponível para usar em seus atalhos pessoais.

Na prática, a gente configura uma tecla física pouco usada (tipo sei lá, a Control do lado direito) pra passar a funcionar como tecla Meh, e depois vai lá nos nossos utilitários ou no próprio sistema operacional e define comportamentos globais tipo:

  • Meh + W ➱ Procura na Wikipédia o trecho selecionado
  • Meh + C ➱ Seleciona e copia o parágrafo inteiro em que estiver o cursor
  • Meh + ^ ➱ converte para maiúsculas o texto selecionado
  • Meh + ➱ move o parágrafo do cursor, para que ele fique acima do parágrafo que agora está acima dele
  • Meh + PrtScr ➱ Minimiza todas as janelas e coloca o Excel em primeiro plano pra quando o chefe aparece
  • ...

...e assim por diante – afinal, são atalhos pessoais, e cada um define os que fazem sentido na sua rotina e podem ser implementados nos utilitários à sua disposição (eu uso o Keyboard Maestro pra isso, mas existe uma infinidade de utilitários do ramo, grátis e pagos, abertos e fechados, para diversas plataformas).

Etimologia

Eu não sei a razão desse nome "Meh", mas imagino que seja porque o combo mais completo, com as 4 modificadoras – as 3 da tecla Meh, mais a tecla Super (ou Windows, ou Command) – se chama Hyper, então o combo de 3 teclas do Meh é mesmo menos impressionante e merece a gíria.

Claro que absolutamente nada disso exige ter um teclado mecânico ou um teclado com firmware configurável - dá pra fazer por utilitários em quase todas as plataformas, também.

Mas no âmbito dos teclados configuráveis, acabou se popularizando a ponto de constar com esse nome na documentação oficial do QMK e nos manuais de vários produtos.

Combos e Meh na configuração do Via/QMK

⚠️ Alerta de conteúdo técnico de interesse restrito a seguir.

Se o seu teclado é recente e configurável usando VIA ou QMK, você pode referenciar o Meh como qualquer outro combo. O nome próprio desse combo é KC_MEH, e, além dele, em outros contextos onde você poderia escrever LALT(KC_TAB) para se referir ao pressionamento simultâneo de Alt+Tab (no caso, o Alt da esquerda, ou LALT), você pode escrever MEH(KC_TAB) pra se referir ao combo de 3 teclas do Meh (Alt, Control e Shift) + Tab.

Dependendo do contexto, o combo Meh também aparece com outras designações nas configurações do QMK - por exemplo, se você estiver configurando uma tecla com Mod-Tap (MT), uma das modificadoras disponíveis é a MOD_MEH. Também existe um atalho chamado MEH_T(kc).

A documentação do QMK é o lugar certo para entender tudo isso, caso você tenha interesse.