Voltamos a ter comentários no blog - via Mastodon!
Agora você pode comentar nos posts aqui do Trilux, e ler os comentários dos outros leitores, como se estivéssemos de volta a 2005.
Este meu blog pessoal completa 20 anos em dezembro e, após anos com comentários desativados (e sem a menor vontade de voltar a interagir com o Disqus), eu os reativei com um toque nerd extra: o acesso a eles é via Mastodon, com uma integração que funciona bem em sites estáticos (mas não só neles).
Com esse recurso, usuários de quaisquer serviços on-line conectados ao Fediverso podem comentar, incluindo todos aqueles que são populares no Brasil: GoToSocial, Sharkey, Pleroma, Friendica, Akkoma, Snac – e o próprio Mastodon. Já a conexão entre o blog e o Fediverso é feita usando a API do Mastodon (no meu caso, por meio da instância do BR-Linux).
Posts com comentários ativados mostram os comentários dos leitores, logo abaixo do texto do post, e também ganham um botão que permite comentar (direcionando para a thread no Fediverso associada ao post do blog, para ser exibida diretamente na instância em que você tem conta).

Como bônus, quem estiver no Fediverso e interagir com a thread associada ao post do blog também terá sua resposta refletida nos comentários - caso as configurações de privacidade do usuário e de seu post permitam, é claro. O acesso é feito diretamente (sem gravar cópias!) entre o navegador do usuário e a instância, que gerencia a privacidade conforme a configuração da conta que comentou.
Você também pode: A configuração desse sistema de comentários integrados – engenhosamente criado pelo dev Michael Thomas, a quem agradeço! - não foi das mais complexas (precisou colocar 2 arquivos no servidor, e editar o template dos posts), e eu documentei um passo a passo com detalhamento técnico, que está disponível em mastocomments.disquete.online para quem quiser experimentar.
O @Biloti já experimentou, validou o meu guia passo a passo, e agora as aulas do curso on-line de cálculo numérico dele já contam com comentários via Fediverso.
Agora temos comentários novamente, portanto. Por favor comportem-se e não me levem ao arrependimento :)