Migrando meus arquivos para um servidor ao meu alcance
Desde o ano passado eu venho pensando em reduzir a minha dependência tecnológica dos serviços de hospedagem e backup on-line hospedados no exterior, e a maneira como a situação internacional vem se desenrolando neste começo de 2025 me fez ter um pouco mais de pressa nesse sentido.
A minha preocupação não é tanto com onde os dados estão hospedados, e sim com o risco cada vez maior de eu perder acesso a eles subitamente devido a algo fora do meu controle, motivado por questões internacionais ou pelos posicionamentos que estão mudando em empresas do ramo.
Essa thread do fim de semana sobre a Oracle cancelando a conta de um cara sem avisar nada, removendo o acesso dele a todos os seus dados, e sem nem dizer a razão, me fez ter mais pressa de ter meus dados e minhas rotinas sob meu próprio controle.
A minha intenção de montar um servidor pessoal de nuvem de arquivos ficou mais séria, e estou me movimentando para aproveitar o servidor que eu já tenho, mas colocar neles os recursos de armazenamento, compartilhamento e backup pra serem a minha estratégia primária (mantendo, a princípio, os serviços on-line como forma secundária, complementar).
Provavelmente vou narrar os passos por aqui, aguardem, pois eles já estão em andamento.