Encontrei o timer perfeito para gerenciar atenção

Um timer que pode ser acionado sem perder o seu fluxo de atenção: é só girar o cubo até a duração desejada ficar para cima.

Ao largar o cubo em cima da mesa com uma das faces numeradas para cima, uma contagem regressiva começa imediatamente na tela – sem botões nem sinais adicionais. Ao final, o alarme toca – e você pode escolher se quer alarme sonoro (em 2 níveis de volume) ou vibratório.

Gravei um vídeo curto (e sem palavras), mostrando o acionamento de um timer de 5 minutos:

Os controles de pausa e de zerar são igualmente simples: colocar o visor para cima inicia uma pausa, e colocá-lo para baixo zera e interrompe a contagem.

Ele é um timer de atenção, no sentido de que serve para nos interromper após o tempo planejado – seja porque queremos lembrar de fazer alguma coisa, ou porque queremos parar de fazer alguma coisa.

Pergunte a um amigo com TDAH ou a qualquer pessoa que precise gerenciar hiperfocos, e eles lhe dirão como é importante contar com algo confiável e simples para lembrar de começar ou parar alguma coisa.

É nesse contexto – por não precisar perder a escassa e preciosa atenção – que tem valor especial a praticidade de mal precisar desviar o olhar para definir timers de 5 minutos, 10 minutos, meia hora e uma hora.

Um detalhe: já você prefere um timer para cozinha, ou para a técnica pomodoro, eu não recomendaria este1. Por outro lado, ele pode ser uma solução adequada se o que você deseja é limpar a casa usando o método da Galinha Temporal.

Eu comprei o meu neste vendedor do AliExpress (é o modelo “A-White 1” - o modelo B é mais barato e mais básico), mas é provável que você também encontre em outros locais e até por preços melhores.

 
  1.  Embora ele até possa servir, já que tem, entre os seus controles, uma opção de colocar em modo manual, e aí você usa botões para definir a duração do timer e outras configurações