Go Bag: Reformulando a mochila para desastres
Faz tempo que eu tenho e mantenho uma mochila de desastres, e ela – juntamente ao plano de reação associado a ela – já foi útil várias vezes, principalmente nos dias seguintes a ciclones mais intensos aqui na região.
Mas no mês passado, com a situação de calamidade no RS, eu atendi a um pedido divulgado pela Defesa Civil e mandei pra lá boa parte do conteúdo da mochila, incluindo baterias, iluminação, ferramentas portáteis, agasalhos compactos, essas coisas que são meio que universalmente úteis em emergências prolongadas.
Agora está aberta a temporada de replanejamento pra montar um novo plano de reação, e uma nova mochila adequada a ele, que desta vez será produzida em 2 exemplares.
Mesmo sem ter atualizado o plano – que vou fazer com calma, porque minha pós em gestão de crises tem que servir pra alguma coisa! – eu aproveitei a promoção do AliExpress do final de semana passado pra pedir alguns itens que já sei que vão ter lugar nas duas mochilas.
Como a logística do Ali é impressionante, esses itens já começaram a chegar, e neste momento estou usando um carregador jumbo pra carregar as baterias de 2 lanternas (daquelas com correia, pra usar na cabeça) e de 2 carregadores externos de 10.000mAh (nominais), ambos com 3 tipos de conectores incorporados (micro USB, USB C e Lightning).
Conforme forem chegando mais itens, compartilharei alguns deles por aqui.