O grafo interativo do Obsidian

Falamos tanto nos relacionamentos entre notas, que não podemos deixar de mencionar a visualização gráfica deles, por meio da ferramenta do grafo interativo.

Eu uso o grafo local, que é específico da nota que estiver aberta, e mostra as conexões dela (links e transclusões) com outras notas. Na imagem, observe que a Nota de exemplo do grafo tem 1 link bidirecional, recebe 1 link, e envia links para 3 outras notas.

Para abrir o grafo local há vários caminhos, mas eu pressionei ⌘P ou Control+P e digitei local graph.

Indo além

  • O grafo local se restringe às conexões da nota que está em edição, mas também existe a visão em grafo (graph view), que é geral: mostra todas as conexões entre as notas e demais itens do Cofre que estiver aberto.
  • É possível que as visões em grafo tragam informações demais, mas você pode usar os filtros e outras configurações do grafo para ajudar a extrair informações úteis sobre o relacionamento das informações da sua base de conhecimento.
  • Se preferir ter acesso a essas informações em um formato textual, você também pode ativar a barra lateral direita da janela de edição, que oferece visões alternativas dos links que a nota atual recebe, dos links que ela origina, das tags utilizadas e até mesmo um sumário dessas informações.

Este post é parte da série sobre o Obsidian que venho publicando a partir de fevereiro de 2024, e que você pode acessar na íntegra navegando pela tag Obsidian aqui no blog, ou pela thread do Mastodon.