Space Invaders para Atari, o cartucho de 100 milhões de dólares

Na data de hoje, mas em 1980, a Atari lançava sua adaptação do Space Invaders, o cartucho que revolucionaria a história da empresa, e daria o impulso para a febre dos videogames domésticos naquela década.

Primeiro caso de licenciamento oficial de um jogo de fliperama para um console doméstico, Space Invaders para Atari era pobre em gráficos e som, mas foi campeão de vendas e mudou o mercado de jogos eletrônicos.

Lançado originalmente para os fliperamas do Japão e dos EUA pela Taito em 1978, Space Invaders agradava aos jogadores que controlavam um canhão de laser que se movimentava horizontalmente na base da tela, podendo se esconder atrás de 4 barreiras fixas enquanto atirava nos invasores alienígenas, que também atiravam de volta – e quando não acertavam no canhão de laser do jogador, iam corroendo as defesas estacionárias.

O hardware das máquinas era interessante para a época, pois usava uma CPU Intel 80801 apoiada por um chip de som da Texas, que permitia a sua revolucionária música2, simplíssima para os padrões atuais, mas inovadora não apenas porque tocava durante todo o jogo, mas também porque interagia com a animação, acelerando conforme a ação ficava mais intensa.

Space Invaders foi o jogo recordista dos fliperamas em 1978, 1979, e 1980, e o sucesso era tanto que na virada de 1979 para 1980 a Taito já havia instalado mais de 750.000 máquinas de Space Invaders nos fliperamas, e não dava conta de produzir o suficiente para atender a demanda.

O cartucho Space Invaders para o Atari foi o primeiro caso de licenciamento oficial de um jogo de fliperama para um console de videogame doméstico.

Tamanho sucesso levou ao primeiro licenciamento oficial de um jogo de fliperama para os consoles domésticos, com a Atari adquirindo os direitos e produzindo uma versão própria, adequada aos recursos limitados do Atari 26003 e à tela horizontal das TVs domésticas.

Devido a essas limitações técnicas, na versão para o Atari o jogador enfrenta 36 invasores de cada vez – bem menos que os 55 do fliperama. Além disso, o número de defesas fixas na tela, que no fliperama são 4, foi reduzido para apenas 3.

Mesmo assim, o cartucho Space Invaders para o Atari foi um gigantesco sucesso, quebrando o recorde de vendas anuais4 da empresa e faturando 100 milhões de dólares para a Atari já no primeiro ano, quando vendeu um milhão de cópias – ao longo dos anos, esse cartucho acumulou mais de 6 milhões de cópias vendidas, e isso sem considerar as versões piratas, como as que abundavam no mercado brasileiro.

Foram mais de 6 milhões de cartuchos de Space Invaders vendidos pela Atari – e isso contando apenas os originais!

Mais do que isso, o sucesso desse jogo acabou puxando as vendas de consoles Atari, que em um ano foram multiplicadas por 4, pois muita gente que até então não havia comprado passou a comprar especificamente para ter esse jogo. E o sucesso da Atari inspirou outras concorrentes a entrarem em campo, ou ampliarem seus investimentos nesse mercado.

Outras consequências interessantes do sucesso desse cartucho: inspirada pelo sucesso inesperado em março, a Atari passou a ter um calendário de lançamento ao longo de todo o ano, e não mais concentrado no período de Natal; em complemento, passou a privilegiar a seleção de sucessos dos fliperamas para adaptação para os seus videogames.

Você pode jogar on-line o Space Invaders do Atari 2600 – e, se quiser ver uma versão sem a precariedade do hardware doméstico da época, confira também esta reimplementação do Space Invaders original.

 
  1.  Space Invaders foi um dos primeiros jogos a adotarem microprocessadores.

  2.  Esse som caprichado ficou ausente na versão para o Atari.

  3.  O Atari 2600 na época ainda se chamava Atari VCS.

  4.  Esse recorde só foi quebrado novamente uma vez, 2 anos depois, pela adaptação para Atari 2600 do jogo Pac-Man, também originário dos fliperamas.