Puro suco de reserva de mercado: o “TRS-80 Modelo IV” da Sayfi

Na data de hoje, mas em 1983, a Sayfi (futura Milmar) expôs em um evento o seu “TRS-80 Modelo IV” – ela usou na cara dura o logotipo e a marca da Radio Shack e se antecipou à original, que de fato lançou um TRS-80 Modelo 4 (totalmente diferente) nos EUA logo após.

Era uma época selvagem, e no mesmo ano a Sayfi também tinha lançado, em parceria com a loja Computerland, o lendário Dactari: seu clone do Atari 2600 que logo ganhou injeção de capital e mudou de nome para Dactar para reduzir o confronto com a licenciada oficial Gradiente – na mesma ocasião, a Sayfi passou a se chamar Milmar.

Matéria da MicroMundo de abril de 1983 descrevendo o “TRS-80 da Sayfi”

O “TRS-80 Modelo IV” que a Sayfi lançou no Microfestival, em São Paulo, prometia ser uma amálgama dos modelos anteriores dos EUA (TRS-80 modelos I, II, III e Color), e nada tinha a ver com o TRS-80 Modelo 4 que de fato foi lançado nos EUA pela Radio Shack no final do mês seguinte, que foi uma evolução que mantinha compatibilidade com o bem-sucedido Modelo III.

Além disso, é curioso que o não-clone nacional tenha adotado a numeração em algarismos romanos, como no restante da série oficial – e o modelo oficial tenha feito a transição para ser simplesmente "Model 4".