Jogos de MSX no game portátil R36S

Como rodar jogos do MSX no R36S, um dos portáteis de emulação com melhor custo-benefício.

Comprei meu R36S em janeiro e ele veio super bem suprido de jogos de N64, Super Nintendo, GBA, Mega Drive, PlayStation, PSP e várias plataformas de fliperama (NeoGeo, Capcom e o acervo clássico do MAME), mas o que eu queria mesmo com ele era jogar MSX.

Espero logo ter tempo para brincar um pouco mais com ele, mas desde que publiquei meu post sobre o R36S, já recebi alguns contatos de gente interessada em saber como eu fiz para colocar jogos de MSX nele – que foi um dos meus primeiros testes, e mencionei no texto. Segue, então, a explicação do que eu fiz.

O R36S vem com suporte pré-instalado a várias dezenas de plataformas, incluindo o MSX e o MSX2. O que eu fiz foi pegar o micro SD card do slot 2 do aparelho (na lateral direita, identificado como TF2-GAME) e plugar no computador, para ter acesso às pastas correspondentes a cada uma das plataformas, como na imagem:

Note que na imagem acima eu já havia colocado alguns jogos de MSX na pasta correspondente.

A partir daí, foi só recolocar o SD no slot lateral do portátil, ligá-lo, e a opção correspondente ao MSX já passou a aparecer no menu de jogos – e os jogos que eu copiei já estavam disponíveis dentro dela:

Como acontece frequentemente com ROMs baixadas da web, nem todas as que eu baixei elas funcionaram. Mas algumas funcionaram imediatamente, bastando selecionar o jogo no menu; e para as outras, o que restava era testar com um emulador alternativo.

O R36S (ao menos na versão que eu comprei) vem com 2 emuladores capazes de rodar jogos de MSX. Para associar um deles a um jogo específico, é necessário usar o menu de opções, assim: seleciona o jogo na lista, pressiona o botão (físico) Start para abrir o menu de opções específico daquele jogo, aí vai em Emulator Settings e experimenta com as duas opções de emulador que aparecem para as arquiteturas Microsoft MSX e Microsoft MSX 2: Retroarch e OpenMSX. Depois de fazer a seleção, retorne ao menu e inicie o jogo: alguns funcionam melhor em uma opção específica.

E se não der certo com nenhuma das duas, ainda restará a alternativa de procurar outra ROM do mesmo jogo, nos backups da sua coleção!