46 anos: feliz aniversário, BSD!

Data importante para o mundo Unix: neste final de semana comemoramos 46 anos do BSD, pioneiro projeto cujos descendentes até hoje oferecem acesso livre a uma edição aprimorada do Unix para interessados do mundo todo.

O 1BSD foi lançado em 9 de março de 1978 pelo grande Bill Joy, na época um estudante de pós-graduação em Berkeley. Ele deu origem à Berkeley Software Distribution como uma coleção de complementos a serem instalados sobre o Unix Versão 6 da AT&T, que o próprio Ken Thompson (co-criador do Unix, que estava em um ano sabático como professor em Berkeley) tinha trazido à instituição e ajudado a instalar em um computador PDP-11.

O trabalho de Joy1 e de outros alunos – que aproveitaram a disponibilidade de código-fonte do Unix para aprimorar alguns componentes (como o compilador Pascal) e chegaram a criar alguns elementos novos (como o editor ex) – começou a atrair a atenção de outros interessados e o inspirou a criar uma coletânea para facilitar a distribuição desses softwares a outras universidades, integrantes de grupos de usuários de Unix, e outras instituições que entravam em contato.


Fita do 4.1BSD, de 1981

A primeira versão dessa coletânea – o 1BSD – teve cerca de 30 cópias, distribuídas por meio do envio de fitas. A segunda versão (2BSD) saiu um ano depois e já incluía vários softwares clássicos, criados em Berkeley, e que logo acabaram sendo incorporados também ao Unix original da AT&T, a exemplo do editor de textos vi e da shell csh.

Temos BSDs ativos e florescendo até hoje, mas o desenvolvimento do BSD ~oficial em Berkeley aconteceu só entre 1978 e 1995.

O desenvolvimento do BSD em Berkeley trouxe muitos avanços para o Unix em geral, e durou até 1995, quando foi lançado o 4.4BSD-Lite Release 2. Vale observar que a partir de 1983 (com o 2.9BSD) o BSD deixou de ser apenas uma coleção de complementos ao Unix da AT&T, e passou a poder ser instalado como um sistema operacional completo (ainda que repleto de código do Unix versão 7, na ocasião)

Os BSDs que conhecemos hoje, como o FreeBSD e o OpenBSD, descendem direta ou indiretamente dessas versões pioneiras originárias da universidade, em especial a partir do 4.4BSD-Lite, de 1994, que já não continha código herdado do Unix proprietário.

Uma curiosidade: algumas das versões clássicas continuam a ser atualizadas até hoje: o 2BSD foi originalmente lançado em 1979, atualizado com novas versões até 1991 (com o 2.11BSD), e tem vários patches produzidos na década atual.

 
  1.  Bill Joy não é “só” o criador do BSD: ele também criou o editor vi, e sua influência sobre a computação se estende por décadas, com influência sobre a criação do NFS, dos processadores SPARC, e até da linguagem Java.