4 de março de 1984, um marco curioso na história do padrão MSX
Na data de hoje, mas em 1984, aconteceu um marco do padrão MSX – ao menos sob o ponto de vista da Microsoft, que em tese entende do assunto: afinal, a sigla dela se reflete nas duas primeiras letras do nome do padrão dos populares computadores do final dos anos 80.
Segundo a linha do tempo da MS, foi nessa data que:
4 de março de 1984 - A Microsoft uniu forças com a Spectravideo e quatro empresas japonesas para estabelecer um padrão de compatibilidade de hardware/software baseado no popular microprocessador Z80® de 8 bits. O padrão, denominado MSX, foi anunciado em 15 de junho de 1983 e disponibilizou um novo conjunto de especificações padrão para que diversos programas de software fossem compatíveis com computadores domésticos de baixo custo de diferentes fabricantes. O MSX foi desenvolvido principalmente para o mercado japonês como o primeiro formato unificado no Japão para software ou hardware. Nunca foi adaptado para venda nos EUA.
Mas como interpretar isso? A Microsoft estava envolvida com o MSX desde o princípio, e o próprio texto dela, acima, afirma que o anúncio oficial do padrão MSX já tinha sido no ano anterior.
Pode ter sido simplesmente um engano, mas minhas pesquisas iniciais apontam que nesse período aconteceu mesmo um marco: nesse momento, o MSX-BASIC já existia, mas o MSX-DOS ainda enfrentava algumas dificuldades: funcionava em equipamentos de desenvolvimento, no laboratório dos EUA, mas não nas máquinas de verdade, nas indústrias japonesas – e foi nesse momento que uma máquina MSX “de verdade” foi levada até o lendário Tim Paterson (também autor do MS-DOS 1.x), nas instalações da MS em Seattle, e ele pôde debugar o MSX-DOS em condições reais, até conclui-lo, no dia 23 do mês seguinte.