O bug de 2038 tem potencial de ser mais amplo do que o bug do milênio

escrevi sobre o bug do milênio e a minha experiência de ter sido um dos milhares de programadores ao redor do mundo que, no final da década de 1990, ajudaram a evitar esse desastre.

Na próxima década tem mais um desses: o Problema do ano 2038, quando se esgota a capacidade de representar datas em algumas arquiteturas clássicas1 e até recentemente populares (e que ainda estão no mercado, em alguns casos).

A maior parte dos computadores atuais do mercado doméstico e empresarial já é de 64 bits, e mesmo nos sistemas de 32 bits modernos já temos correções para evitar o Problema.

Ao contrário do que aconteceu em 2000, o Problema de 2038 não vai se manifestar em sistemas rodando em empresas cheias de recursos.

O diferencial que eu vejo no Problema de 2038 é que, ao contrário do que aconteceu em 2000, ele não vai se manifestar em sistemas rodando em empresas cheias de recursos. O bug da década que vem vai se manifestar em sistemas embarcados espalhados por todo o mundo, incluindo coisas que têm firmwares e nem são vistas como computadores.

Ou seja: é no roteador, no repetidor, no jogo eletrônico, no relógio, no smart card, na tag que destrava a porta, no brinquedo, no aparelho de som, no forno de microondas, no painel do carro.

E não é improvável supor que muitos deles, fabricados na década passada e contendo o bug, ainda estarão em uso na década que vem, em locais nos quais farão falta quando falharem.

Assim como nos anos 90, já tem muita gente boa planejando como lidar como isso. A conferir, mas provavelmente daqui a uns 10 anos, se o mundo ainda estiver funcionando, seremos instruídos a inventariar todos os eletrônicos ao nosso redor e identificar seu grau de risco.

 
  1.  É o limite da capacidade de representar datas no padrão POSIX/IEEE 1003 - a contagem de tempo típica do Unix e de outros sistemas que a adotaram -, devido ao limite dos números que podem ser representados em variáveis inteiras de 32 bits (com sinal), amplamente adotadas para isso até recentemente.