Brasil é o 2º no ranking das populações que acreditam que serão desalojadas pelo clima

No Brasil, 61% da população acredita que, nos próximos 25 anos, precisará se mudar da região onde vive por causa do impacto das mudanças climáticas.

Mapa registra as anomalias de temperatura na superfície do planeta em 2023, com cores indicando variações de -6 a +6 graus celsius

Isso coloca o país em 2º lugar no ranking mundial formado pelos 31 países que participaram do levantamento "Visões Globais Sobre As Mudanças Climáticas" (Global Views On Climate Change), realizado pelo Ipsos, para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), que terminou em dezembro.

Os entrevistados também foram questionados sobre como enxergam o papel das empresas no combate às mudanças climáticas. No Brasil, 42% dos participantes afirmam que as empresas que atuam no país usam pautas ambientais sem realmente se comprometer com uma mudança no clima, e apenas 18% dizem que enxergam ações concretas com base no que as empresas pregam.

“O estudo derruba o mito de que desastres ambientais sejam imprevisíveis a ponto de não poderem ser evitados”

No Brasil, aproximadamente 1.000 pessoas foram ouvidas na pesquisa, e 79% delas afirmaram que já sentem atualmente um efeito severo das mudanças climáticas onde vivem.

A média global é de 38%. A Turquia está em 1º, com 68%, e a Índia em 3º, com 57%. Os países com as menores percepções sobre a possibilidade de deslocamento são Suécia (21%), Holanda (19%) e Alemanha (19%).

A visão sobre o futuro do clima no planeta é pessimista: 85% dos brasileiros entrevistados acham que os impactos das mudanças climáticas no país serão ainda mais intensos nos próximos 10 anos. Este índice só foi superado pelos entrevistados na Coreia do Sul (88%).

Para o geógrafo Lindberg Nascimento Junior, professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o estudo derruba o mito de que desastres ambientais sejam imprevisíveis a ponto de não poderem ser evitados: há chance de se promover mudanças para evitar estragos, e existe aparato tecnológico suficiente para fazer previsões.


(Com informações de Vinicius Leal na Globonews, 21/1/2024.)