Configurando teclados de macro no Mac

Dois utilitários para configurar diretamente do Mac (e talvez do Linux) os teclados de macro comprados no AliExpress.

Eu sou fã de mini-teclados de macros, tenho vários, experimento configurações variadas neles, e sofro com a má qualidade e falta de transparência dos seus utilitários de configuração “oficiais”, que geralmente exigem fazer download em algum site obscuro, de um programa que só funciona em Windows.

Descrição da imagem: Foto promocional de um teclado estilo ch57x com 12 teclas e 2 knobs, ao lado de um cabo USB C

Rodar o utilitário é uma coisa que só precisamos fazer uma vez, para associar cada tecla física do tecladinho a uma combinação ou sequência de teclas (ou eventos multimídia), pois depois essa configuração passa a residir no próprio tecladinho, sem precisar do programa configurador. Mas mesmo assim esses configuradores quase sempre exigem o Windows, são chatos de usar, e de origem duvidosa.

Mas existem alternativas. Dependendo do teclado que você comprar, ele pode ter um configurador open source provido pela comunidade de usuários, e que você pode rodar nativamente no Mac (e provavelmente também no Linux – não testei).

Fica aqui o registro, também para minha futura referência. Os configuradores comunitários que eu já testei e vi funcionar, até o momento, são:

  • Sayo_CLI, para teclados de macro no estilo SayoBot, com suporte a Mac (Intel e M1) e Linux. Ele roda um daemon local cuja URL deve ser acessada a partir do Firefox, e aí exibe uma interface visual de configuração. É o meu preferido.
  • ch57x-keyboard-tool, para teclados estilo ch57x (frequentemente com 1 ou mais knobs, e 3 camadas de configuração). É necessário definir um arquivo de configuração em YAML, mas a documentação e o arquivo de exemplos1 me ajudaram, e deu certo de primeira.

Vale lembrar que não necessariamente eles estão atualizados para os modelos mais recentes, ou incluem suporte a todo o conjunto de recursos desses tecladinhos, que estão ficando cada vez mais complexos.

Claro que eu não tenho como dar suporte a nenhuma dessas alternativas, nem descobrir se elas funcionam no teclado que você quer, ou no que você tem, mas com os links você terá como chegar aos demais recursos a respeito.

 
  1.  Além disso, o subcomando ./ch57x-keyboard-tool show-keys é super prático para mostrar a lista de todas as teclas e eventos que podem ser referenciados na programação do teclado de macros.