Um teclado de atalhos para facilitar a edição de imagens

Um teclado de 4 teclas de atalhos com botão giratório facilita o zoom e todas as minhas edições de imagens, que passo a fazer sem tirar a mão do mouse, nem desviar o olhar da tela.

Mais um achado do comércio internacional, e desta vez é um mini-teclado com atalhos de edição de imagens e um botão giratório, que eu aciono com a mão esquerda e sem precisar tirar os olhos da tela, enquanto a mão direita permanece no mouse ou trackpad.

Descrição da imagem: Foto da minha mesa mostrando o novo tecladinho, em cor preta, com um grande botão giratório e mais 4 botões circulares de cerca de 1cm de diâmetro cada. Uma etiqueta indica a qual função do aplicativo de imagens cada botão foi associado. Ao redor estão um Stream Deck indicando atalhos do navegador Safari, e a lateral de um teclado tradicional.

O princípio de funcionamento é bem simples: cada botão, incluindo os dos movimentos horário e anti-horário do botão giratório, pode ser configurado para gerar o acionamento virtual de uma tecla1.

Usando o configurador disponibilizado para download pelo vendedor, eu programei2 as 4 teclinhas para as funções que aparecem na etiqueta que colei no teclado, visível na foto:

  • Ferramenta de movimentação/arranjo (seta)
  • Seleção retangular
  • Inserção/formatação de texto
  • Reparos visuais (band-aid)

Mas o mais legal é o botão giratório, que eu configurei para controle de zoom: quando eu giro no sentido anti-horário, vai gerando uma sequência de +- (menos zoom), e quando giro no sentido horário, faz o oposto, uma sequência de ++ (mais zoom).

O botão giratório também pode ser pressionado como uma tecla, e aí eu o programei para gerar +1, que no programa que eu uso equivale ao Zoom no tamanho original.

Detalhes da configuração

Depois de rodar o utilitário do fabricante, a configuração definida pelo usuário (o combo associado a cada tecla física) fica residente no tecladinho, gravada de forma permanente e que não se perde quando ele é desligado ou desconectado – até que você rode o configurador novamente.

Com isso, depois de configurado ele pode ser levado a qualquer computador ou dispositivo que aceite teclados USB, seja qual for o sistema operacional - não precisa rodar nenhum software, instalar drivers específicos, etc.

É bem prático, e fácil de configurar, embora exija fazer o download de um utilitário de um site num idioma que eu ainda não sei ler3: key.itytsoft.com. Esse configurador oficial só tem para Windows, mas deu tudo certo mesmo assim, e o utilitário em si é fácil de usar, e com texto em inglês.

Para quem não quiser rodar o app desconhecido, esse modelo específico de teclado também pode ser configurado por aplicativos de remapeamento, como o Karabiner ou o Keyboard Maestro, pois as teclas e o botão vieram configurados com valores que o utilitário reconhece: 1, 2, 3, 4, Vol-, Vol+ e Play/Pause.

Descrição da imagem: Foto promocional do site, mostrando 4 das configurações coloridas da iluminação interna do tecladinho, recurso que eu preferi desligar.

Mas o utilitário é necessário para desligar o LED multicolorido e super brilhante que veio ativado, e que talvez fizesse mais sentido na mesa de um DJ – na minha não faz.

Detalhes da compra

Comprei no AliExpress, neste vendedor, mas não tenho como te confirmar que era o mais barato, ou o mais rápido, etc. – tem alternativas mais baratas e que parecem ser o mesmo produto, mas é difícil ter certeza de muitas coisas, nessa modalidade específica do comércio internacional.

Encomendei no dia 26 de agosto e chegou na segunda semana de setembro. Paguei o preço do anúncio no site, sem acréscimos nem procedimentos alfandegários.

 
  1.  Do teclado comum (incluindo combos com control, shift, etc.), dos botões básicos do mouse, ou de teclas multimídia

  2.  Ou seja, associei cada botão às combinações de teclas de atalho adequadas ao aplicativo de edição de imagens que eu uso.

  3.  E cujo endereço veio impresso do lado de fora da embalagem do produto!