Entenda como funciona a remoção de posts no Mastodon

Recentemente vi numa mesma data dois usuários (ambos corretos e de boa fé) passando por stress por expectativas naturais sobre o funcionamento da remoção de posts no Fediverso.

Mas funciona diferente disso que nos acostumamos a ver como o natural (em redes centralizadas): quando o usuário comanda uma remoção, o protocolo DETERMINA a remoção na instância do usuário; como a rede é federada, o protocolo prevê também que a instância SOLICITE o mesmo às demais.

Acima você vê um print do trecho sobre exclusão de posts, do protocolo ActivityPub (fundamento do Fediverso), na forma como consta no W3C.

O resumo atécnico, e a conclusão: é impossível determinar coisas a outras instâncias, e a diferença entre DETERMINAR e SOLICITAR às vezes faz conteúdo sobrar por aí.

Planeje suas ações sabendo disso: pensar duas vezes antes de postar qualquer coisa é sempre recomendável, em qualquer circunstância e local, e a sabedoria de décadas de Internet pública sugere sempre escrever qualquer coisa como se fosse um dia ser colada no mural ou lida num telejornal.

O modelo federado traz as complexidades de uma rede cujo controle está espalhado por toda a topologia, e diria até que tende a ficar mais complexo conforme a malha se expande, e isso se aplica de modo especial a operações como remoção ou edição.

🐘: 109920760466180757