Olhos nos olhos: Inteligência Artificial vai ajudar você a manter contato visual

Ou ao menos nas transmissões usando o NVIDIA Broadcast, com o novo recurso que faz você parecer estar olhando pra câmera mesmo quando está lendo mensagens no celular.

A atualização do NVIDIA Broadcast trouxe o novo recurso Eye Contact que, como você pode ver nas infinitas demonstrações publicadas nas redes sociais por usuários entusiasmados, funciona mesmo.

A necessidade de um apresentador on-line conferir suas anotações, interagir com o chat que aparece na sua tela, ou de outras formas deixar de olhar para a câmera, é real, e esse recurso – disponível mas ainda em teste – ajudará a prejudicar a quebra de contato visual, do ponto de vista de quem assiste.

Não é algo inédito – a Apple incluiu recurso similar, chamado FaceTime Attention Correction, na versão 14 do iOS –, mas me chama a atenção por ser um uso de IA que não assusta tanto quanto os outros, embora seja mais um passinho na erosão do conceito de realidade, no que diz respeito a imagens transmitidas, e certamente possa ser mal empregado, também.