Apple começa a vender audiolivros narrados por inteligência artificial
Narração automatizada a partir do texto de livros não é novidade, mas uma grande editora levar ao mercado audiolivros produzidos por esse método pode abrir novos cenários.
A Apple lançou discretamente audiolivros narrados por IA:
A Apple acaba de lançar um novo recurso para seu aplicativo Livros que permitirá que você ouça títulos escritos, como audiolivros narrados por inteligência artificial.
O recurso, adiado de novembro do ano passado, permite que os usuários escolham livros que apresentam narração de IA e apresenta uma série de novos livros que são "narrados por voz digital com base em um narrador humano".
Como observado pelo The Guardian, a nova iniciativa "marca uma tentativa de disrupção no lucrativo e crescente mercado de audiolivros".
Eu – hoje já feliz da vida, habituado a pedir pra voz mecânica da Alexa (da Amazon) narrar ebooks para mim com sua voz mecânica – comemoro, porque vejo grande oportunidade para a inclusão das pessoas que não podem ou têm dificuldades para ler.
Inclusive no sentido internacional: o período entre a obra ser traduzida e ficar disponível como áudio pode encurtar muito.
Quem sai perdendo: o tamanho do mercado que continuará disponível aos atores e demais artistas e profissionais envolvidos na locução e demais artes e técnicas da elaboração de versões sonoras dos livros.