Para seguir no Mastodon: 20 usuários brasileiros que postam com frequência

Para ter uma boa experiência inicial com o Mastodon, é importante uma timeline com bastante atividade, e esta lista de usuários pode ser um bom começo.

Na semana em que o Mastodon completou 10 milhões de usuários, eu monitorei as timelines públicas das maiores instâncias de brasileiros, contabilizando quais dos seus usuários (com contas abertas) postam mais.

O resultado, já filtrado para excluir bots e pessoas que postam mais em outros idiomas, está abaixo. Visite seus perfis, siga os que lhe agradarem, e interaja – com respeito, sem confundi-los com recursos de suporte - para isso, use os links providos pela sua instância!

Veja dicas ao final da lista, sobre como seguir e o que mais fazer, além de seguir!

Segue a lista, em ordem alfabética, com dados públicos colhidos dos seus perfis e posts fixados:

  • Alexandre Kitamura (@xkitamura@mastodon.com.br) - Marketing, Tecnologia, Biologia, Astronomia, Fotografia, Edição de Vídeos e um pouco de cultura inútil
  • amós (@amosbatista@ursal.zone) - Meu nome é Amós, pronome "ele", 34 anos, sempre vivi na periferia de São Paulo. Faço escrita, desenho, pratico artes marciais. Sempre estudando; no momento, religiões e crenças. Sou desenvolvedor de sistemas, especialista em criação e gestão de websites. Crio sites pessoalmente, como forma de expressão.
  • Andrea A Terrivel (@apocrypha@ursal.zone) - Especialista na Lei Marítima de Liechtenstein.
  • Augusto Campos (@augustocc@social.br-linux.org) - Todo dia alguma pérola da arqueologia digital dos anos 80 e 90. Administrador e fazedor. Blogueiro desde antes da invenção dos blogs (BR-Linux, Efetividade). Governança, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Crises. Postando quase sempre em Português, sometimes in English, e frequentemente em Sarcasmo.
  • Boni, aquele de TI (@boni@bolha.us) - B0n1, na pista, analista de TI de infra, VoIP e Telecom. Todas as opiniões não refletem a empresa que trabalho.
 Shitposter do Twitter, peço paciência (identifico os tuítes para serem filtrados, entretanto)
 Falo mais de TI quando me perguntam.
  • Bruna Iser (@Bruiserzinha@ursal.zone) - Branca demais, negra de menos. Segundo alguns eu nem existo 🤡 Eu vou confessar uma coisa aqui pra vcs, eu comecei a costurar pra fazer uma única coisa: espartilhos. Eu culpo a indústria do nylon (e a década de 1920) pela abolição da melhor peça de vestuário feminino.
  • Carlos (@carlosenog@bolha.us) - "Fazendo as perguntas erradas para as pessoas certas". Casado, Pai, DevOps Engineer. Kubernetes and Cloud Native Associate. From PA/BR, Live at Porto, Portugal.
  • Fernanda Lobato (@garotadpi@ursal.zone) - Desenhadora, Ilustradora. HTML, CSS, Acessibilidade e Política
  • Giselle Melocro (@gmelocro@bolha.us) - Olá, sou Giselle, casada e mãe de menina. Apaixonada por livros e cultura pop. RH/ Adm de pessoas. Teologia para vida e na vida / Reformada em reforma. Pastora Presbiteriana independente (IPI). Esperançosa incurável. Quero café.
  • Guto Carvalho (@gutocarvalho@bolha.us) - Oie, eu sou o Guto Carvalho, moro em Brasília/DF, trabalho com tecnologia há cerca de 25 anos. Me especializei em Computação em Nuvem e Infraestrutura como código. Adoro pedalar fora de estrada e praticar Karatê. Tenho dois filhos, um dog (golden) e uma gatinha tricolor. Sou Pai separado, solteiro e vivendo uma excelente fase da minha vida. Segue ai e vamos conversar ;)
  • Helen Fernanda (@helen@bolha.us) - De Goiânia, de 1985. Morando em Brasília desde out/2022. Blogueira desde 2002 e jornalista desde 2006. Funcionária pública desde 2010. Mais hobbies que amigos: perfumaria, crochê, filmes, séries, livros, IPTV, games… Autista com baixíssima reciprocidade emocional. Diletante com altíssima reciprocidade intelectual.
  • luisa (@beltlu@mastodon.com.br) - ela/dela. grande apreciadora de batidas de limão. falo apenas bobagem.
  • Kiff (@kiff@ursal.zone) - Designer. Desenho, pinto e bordo quando dá. (Ela/dela). Nesse perfil há: desenhos, pinturas, desabafos, tdms e heresia.
  • Marcio Melo (@xrpz@ursal.zone) - Já caí de um carro em movimento, fissurei o meu crânio numa aposta com skate e acompanho um time de futebol que nunca vence
  • nonlinear (@nonlinear@mastodon.com.br) - the anagram of my name is anarchist fool
  • plutzie (@plutzie@ursal.zone) - misantropical
  • Priscilorem Ipsum (@Shelovesyou@ursal.zone) - Me segue, no caminho te explico.
  • Roberto Takata (@rmtakata@bertha.social) - C, H, O, N, P, S... (q.s.p.). Não confiem no que eu falo. Confiram os links que geralmente posto pra embasar meus argumentos. E também outras fontes.
  • Tatiana Saito (@tatianasaito@ursal.zone) - Mãe de pet, vegana, ecossocialista, anarquista relacional
  • Yuri, o horrível (@duran556@ursal.zone) - Pode me chamar de Yuri, Kelsier, de Duran, o que for mais agradável no momento. O capitalismo falhou, falha e falhará. Adoro magic the gathering, comer e encher o saco dos meus amigos online e offline. Straight edge e nerdolinha. Gosto de refrigerante mais do que de muita gente. Sobrevivente de Guarulhos, não de Hathsin. Atualmente morando no interior de SP. Trabalho transformando ódio em código #dev
  • Zuba (@zugumba@ursal.zone) - Opa, vim do tuíter (@zugumba). Trabalho na área de TI. Recifense, Carnavalesco, Esquerdista.

Para conhecer os perfis, basta clicar nos links acima. Se eles permanecerem abertos, as informações de cada usuário – incluindo os seus posts mais recentes – aparecerão.

Para seguir, caso eles sejam da mesma instância que você, é só clicar no botão de seguir.

Se eles forem de outras instâncias, aí copie o endereço deles (a URL ou no formato com duas arrobas, tipo @augustocc@social.br-linux.org) e cole no campo de busca do app ou site em que você estiver logado na sua instância - após buscar a pessoa dessa forma, aparecerá o botão pra segui-la.

Aí é só acompanhar sua timeline com os posts dos seus novos contatos ou, se quiser, use o site Followgraph para ver a lista das pessoas mais seguidas pelas contas que você já segue, para ter mais ideias para seguir também!

Notas:

1 - se você constou na lista acima e deseja ser removido, basta me avisar no próprio Mastodon, onde sou o @augustocc@social.br-linux.org.
2 - Fique à vontade para reproduzir a lista acima, ou divulgá-la. Se possível, me avise, e eu tentarei te avisar de futuras atualizações.
3 - A lista intencionalmente é em ordem alfabética, e não um ranking de quem mais fala.